Para os graduandos o Instituto oportunizará o Programas de Acompanhamento vinculados ao NAP, com informações de ordem didático-pedagógica e acadêmico-profissional, possibilitando que o processo de integração e de adaptação ao ambiente universitário se faça de forma mais tranquila. Este Programa ficará sob a responsabilidade de um docente que assumirá a coordenação, que assumirá os encargos dessa orientação.

Apoio ao discente:

A Faculdade Nossa Senhora de Lourdes – FNSL, a mais de 5 anos conta com o NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico, oferecendo ao estudante um espaço de vivência psicossocial com o objetivo de acolhimento do aluno através do atendimento psicológico, em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal.

A partir do momento que esse indivíduo passa a se constituir como um universitário passa por mudanças que exige uma série de reformulações cognitivas e comportamentais, já que carrega uma história pessoal e formas particulares de reagir e de experimentar um novo contexto de estudante. É justamente neste momento que se oportuna a intervenção psicopedagógica e psicológica preventiva a fim de facilitar tal processo, ampliando a percepção e a possibilidade de adaptação do indivíduo a esta nova etapa, oportunizando a discussão de tais questões determinadas pelo momento de vida em que se encontram.

Em atendimento à comunicação com a sociedade e responsabilidade social da IES, o NAP atende crianças das Escolas Públicas que apresentam dificuldades de aprendizagem, a partir de agendamento e interação com os estudantes do curso de Pedagogia sob a coordenação de um docente com formação específica na área.

O Atendimento Psicossocial envolve: assistência social, triagem social, atendimentos com grupos de estudantes ou individual, levantamento de perfil socioeconômico, atendimento psicológico, sendo realizado por profissionais da área da psicologia e serviço social.

Os objetivos específicos:

a) Contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica do aluno, visando a utilização mais eficiente de recursos intelectuais, psíquicos e relacionais, numa visão integrada dos aspectos emocionais e pedagógicos.

b) Fornecer subsídios que facilitem a integração do aluno no contexto universitário.

c) Realizar orientação do aluno, discriminando sua problemática.

d) Coletar dados relativos à problemática trazida pelo aluno, identificando a(s) área(s) de maior(es) dificuldade(s).

e) Realizar atendimento emergencial e informativo quanto à dificuldade de cada aluno envolvendo: A escuta da situação-problema; A identificação das áreas de dificuldade: profissional, pedagógica, afetivo-relacional e/ou social; O fornecimento de informações objetivas que o orientem, minimizando a ansiedade presente.

f) Fazer encaminhamento para profissionais e serviços especializados, se necessário.

g) Contribuir na superação do fracasso escolar de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano, por meio do atendimento e acompanhamento de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.

d) Coletar dados relativos à problemática trazida pelo aluno, identificando a(s) área(s) de maior(es) dificuldade(s).

e) Realizar atendimento emergencial e informativo quanto à dificuldade de cada aluno envolvendo: A escuta da situação-problema; A identificação das áreas de dificuldade: profissional, pedagógica, afetivo-relacional e/ou social; O fornecimento de informações objetivas que o orientem, minimizando a ansiedade presente.

f) Fazer encaminhamento para profissionais e serviços especializados, se necessário.

g) Contribuir na superação do fracasso escolar de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano, por meio do atendimento e acompanhamento de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.