Atendendo às reivindicações de pessoas da comunidade local, que se sentiam alijadas do processo de educação superior na cidade, a Direção do CINTEP e do Instituto Superior de Educação FNSL, chamada de Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, por conta de sua organização acadêmica, reuniu-se com os professores em 2004, para apresentar uma proposta de ampliação da IES. Na ocasião, os professores presentes analisaram a proposta e incentivaram a corpo Diretivo a ampliação da Instituição através de novos projetos pedagógicos. A IES era destinada exclusivamente à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e do Ensino Superior, assim, a ampliação atenderia ao anseio da sociedade, haja vista em Porto Seguro não existir faculdades que oferecessem outros cursos. Somente em Santa Cruz de Cabrália e Eunápolis, cidades mais próximas, ofereciam um leque maior de cursos fazendo com que os jovens tivessem que se dirigir a estes outros espaços para fazerem uma graduação. Esta iniciativa de certa forma encarece o valor gasto neste tipo de investimento.

A Faculdade Nossa Senhora de Lourdes enquanto mantida do CINTEP tem como objetivos o Ensino, A Pesquisa e a Extensão, em nível superior, destinado a formação de profissionais de várias áreas do ramo do conhecimento e tem como compromisso o desenvolvimento local e sustentável.

Localizada no berço histórico do Brasil, recebe constantemente um fluxo muito grande de turistas brasileiros e estrangeiros, o que justifica a implantação de diversos cursos na área de Administração com o objetivo de formar recursos humanos em gestão empresarial e empreendimentos de negócios financeiros, securitários e tecnológicos, profissionais para atuarem no campo da comunicação social, de saúde e tecnologia, visando atender às demandas da comunidade regional e local.

Sua sede situada à rua Manoel Fernandes Almeida, 51 Centro, Porto Seguro – BA, tem como propósito, durante a vigência deste instrumento, ampliar suas instalação e seguir para a construção de um prédio que melhor atenda as exigências educacionais, assim como o anseio social.