Periódicos de Administração

DÊ O PRIMEIRO PASSO PARA MUDAR O SEU FUTURO

MISSÃO E FINALIDADE DO CURSO

Concepção:

O curso de Administração Bacharelado traz em sua concepção teórico-prática o compromisso de graduar o profissional habilitado para atuar na área de gestão empresarial comprometido com o papel social do administrador, com o desenvolvimento sócio-econômico, essencialmente voltado para a região na qual se insere a Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.

Esse profissional que se quer formar deve estar voltado para o interesse contínuo do aprender a aprender, com o fim de atuar e interferir nas áreas de recursos humanos, planejamento, finanças, produção, materiais, marketing, desenvolvimento institucional, assessorias, entre outras, utilizando-se das teorias estudadas, vivenciando-as, aplicando-as e concebendo novas práticas e conhecimentos pertinentes à sua formação.

Quatro eixos norteadores comporão a estrutura vertical do curso, articulados entre si e tendo o aprofundamento dos conteúdos específicos estudados:

  • O primeiro eixo-norteador: formação básica - conterá os aspectos sociológicos, psicológicos, históricos, culturais e artísticos que oportunizam uma visão global dos aspectos sociais envolvidos na formação do administrador;
  • O segundo eixo-norteador: formação aplicada - contemplará o instrumental necessário à elaboração e aplicação da teoria, constituindo um bloco pluridisciplinar; os dois últimos eixos-norteadores, englobando a formação específica, envolvendo toda a parte prática e constituindo-se em um bloco profissionalizante, o qual definirá a especialização.
  • Como o mercado de trabalho sinaliza uma demanda por profissionais com uma ampla cultura geral, conhecimento genérico, humanista, científico e tecnológico, a formação proposta neste Curso é condizente com isso e leva em conta também, a preparação de profissionais para a gestão hoteleira e recursos humanos.

 

Finalidade:

  1. Promover o ensino e a pesquisa, adaptando o conhecimento, o desenvolvimento e a difusão do saber teórico e aplicado;
  2. Formar recursos humanos com o domínio das competências e habilidade para o trabalho de gestão empresarial, que possam contribuir para o desenvolvimento local;
  3. Promover a articulação entre o saber técnico e a prática de hotelaria, de modo a assegurar o domínio pleno das técnicas a serem utilizadas pelos futuros profissionais;
  4. Formar recursos humanos, de modo sistemático destinados ao empreendimento hoteleiro, cidadãos éticos e hospitaleiros, consciente da importância no trato com as populações receptoras e com relação ao ambiente natural e cultural dos locais visitados;
  5. Formar recursos humanos, de modo sistemático para atuarem na área de planejamento e gestão de empresas hoteleiras, promovendo o desenvolvimento da região.

 

Objetivos:

  • Geral:

Formar profissionais qualificados que possam contribuir para o desenvolvimento auto-sustentável da região e do País.

  • Específicos:
  1. Capacitar, qualificar e certificar o profissional destinado à gestão de empreendimentos hoteleiros;
  2. Qualificar e certificar o profissional para dar suporte técnico-pedagógico às Unidades Escolares de formação profissional da Educação Básica e profissional;
  3. Qualificar e certificar o profissional para prosseguimento de estudos em pós–graduação;
  4. Qualificar o profissional para atuar na área de consultoria/ assessor técnico, exercendo as funções de consultor/assessor em empresas públicas e privadas ligadas ao ramo empresarial de modo geral e especificamente ao ramo hoteleiro.
PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO

O profissional a ser formado deverá responder não apenas a uma formação holística e generalista, mas também com conhecimentos específicos que o capacite a fazer face às constantes mutações do ramo de gestão empresarial, as mudanças de uma sociedade econômica em transformação, aprendendo a aprender, para adaptar-se às novas situações surgidas em sua profissão e vivenciados nos diversos ambientes organizacionais e societários.

O profissional de Administração responde a uma formação holística e generalista com conhecimentos específicos, com competência para trabalhar as frequentes mutações do ramo de gestão empresarial, diante de uma sociedade econômica em constante transformação, aprendendo a aprender, para adaptar-se às novas situações surgidas em sua profissão e vivenciadas nos diversos ambientes organizacionais e societários.

 

Área de Atuação:

Atua nas diversas áreas organizacionais: Marketing, Finanças, Operações, Logística, Recursos Humanos e Gestão de Negócios, além de realizar consultorias em gestão e administração, emitir pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais estratégicas e operacionais.

 

 Deverá ao final do curso, ser capaz de:

      • Atuar como agente multiplicador;
      • Prosseguir estudos de pós-graduação em programas de pós-graduação ( lato sensu e strito sensu);
      • Atuar no planejamento, implantação e gestão de empresas comerciais, financeiras e hoteleiras.

 

Em consonância com o processo pedagógico, ao profissional egresso do Curso deverá ser proporcionada a garantia de:

    • Internalizar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
    • Ter sólida formação humanística e visão holística, que o habilite a compreender o meio social, em seus aspectos político, econômico e cultural, onde está inserido, transferir e generalizar conhecimentos e a tomar decisões em um mundo diversificado e com graus de diferentes complexidades;
    • Ter formação técnica e cientifica para atuar no planejamento, implantação e gerência de unidades empresariais em geral e hoteleiras e similares;
    • Ter uma expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação;
    • Ter formação técnica específica para assumir cargos de supervisão, gerência, assessoria, consultoria ou direção;
    • Ter competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
    • Ter capacidade de compreensão da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
    • Ter competência para a resolução de problemas no âmbito macro e micro da empresa;
    • Ter capacidade de atuação nos diversos setores do mercado empresarial e em todas as áreas concernentes à gestão hoteleira e a de Recursos Humanos;
    • Ter competência para implantar soluções alternativas e inovadoras, bem como capacidade crítica, reflexiva e criativa;
    • Ter competência para recrutar, selecionar, treinar e gerir recursos humanos;
    • Ter capacidade de adaptação aos diversos modelos organizacionais.
Matriz curricular

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